sexta-feira, 8 de junho de 2007

Comentário do texto: Criando oportunidades de aprendizagem continuada ao longo da vida.

De: José Armando Valente
O artigo aborda a aprendizagem ao longo da vida. Durante toda nossa vida estamos aprendendo e ensinando. Existem diferentes predisposições de aprendizagem ao longo da vida, do nascimento até entrarmos na escola somos cassadores-ativos (aprendemos), dos 04 até 23 anos somos receptores-passivos (somos ensinados) e depois passamos para profissionais capazes (usamos o que aprendemos). Outra modalidade é a predisposição de aprendizagem continuada ao longo da vida, é a predisposição na sociedade do conhecimento, onde a aprendizagem é contínuada ao longo da vida.
Para que haja a aprendizagem ao longo da vida são necessários 03 pilares: a predisposição, a informação disponível e o agente auxiliador.
Concordo com o autor quando conclui que a escola está se tornando um buraco negro na vida das pessoas, deixando de preparar cidadãos capazes de atuar na sociedade do conhecimento.
Com a globalização e a concorrência acirrada, com a busca constante do conhecimento é preciso que as instituições educacionais ensinem aos alunos a "aprender a aprender" e preparem profissionais com habilidades de aprendizagem continuada.

Nenhum comentário: