quinta-feira, 7 de junho de 2007

Filme: O Sorriso de Mona Lisa


O filme transcorre nos anos 50, período de modernização dos costumes etambém de reação conservadora. A professora Katharine Watson foi contratada para lecionar História da Arte no tradicional colégio Wellesley, apenas para moças. As alunas são preparadas para casar-se e servir ao marido e ao lar,
A professora prega valores éticos contrariando as rígidas regras do colégio. Estimula as alunas a estudarem arte moderna, e inova levando-as a um depósito em Boston para olharem um quadro de Jackson Pollock, e a tarefa é simplesmente olhar o quadro.
Ao perceber em uma aluna o interesse em ser advogada, a ajuda a concorrer a uma vaga no curso de direito, mostrando que era possível ser casada e exercer a profissão de advogada. Mesmo sendo aceita a aluna desiste.
Entre as alunas, a Beth, que escreve editoriais para o jornal da escola, não aceita o estilo da professora e publica várias críticas a seu respeito, com o intuito de prejudicá-la. A aluna decepcionada com a traição do marido, se divorcia, contrariando o conservadorismo da família, da época. Após o divórcio, ver na professora um exemplo de heroína e a procura para ajudar a conquistar sua liberdade.
Katharine por incentivar as alunas a buscarem a emancipação, quebrando a tradição cultural da época, foi rejeitada pela direção da escola e por alguns pais, mas teve a sua matéria, História da Arte, a mais procurada pelas alunas para se matricularem. A professora se tornou um símbolo para as alunas. O estilo progressista e inovador da professora muda à forma da aula e proporcionam um aprendizado diferente, fazendo com que suas alunas tomem suas próprias decisões e aceite novos desafios.
O filme é ótimo e recomendado para pessoas envolvidas com educação, pais e alunos. É uma nova visão da formar de ensinar.

Nenhum comentário: